quinta-feira, 21 de julho de 2011

79. Maratona do Rio de Janeiro

Local: Praia do Recreio - Rio de Janeiro
Data: 17/07/2011 - 7h30min - Clima: 25ºC Sol
Nro.: 4265 - Percurso: 42,195 km - Altimetria: Média
Organização: http://www.maratonadorio.com.br/site

Relato: Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro, minha prova alvo de 2011, prova de abertura dos 5º Jogos Mundias dos Militares e eu com uma maratona de 44,195 km para correr ! Isto mesmo, 2km a mais da homérica distância oficial. Assim, logo pensei depois de trotar por 2km e cruzar sozinho e atrasado (+/- 8min.) o pórtico largada. Explico: eu, Fábio Matheus (maratona) e o Bruno Narezzi (meia), optamos por tomar o café-manhã no @HotelMarPalace (a partir 5:30) e irmos de táxi, em vez de pegar um ônibus da organização (último as 5:30). Saímos 6h com  tempo suficiente para deixar o Bruno no Pepê (largada as 7:00) e irmos pro Recreio (largada as 7:30). Mas a prefeitura não ajudou, nenhum agente de trânsito para auxiliar no congestionamento em São Conrado (20 min. parados) e pior: dois caminhos óbvios para o Recreio bloqueados justamente para a maratona. Só esqueceram que os maratonistas precisavam chegar lá né. Fiquei imaginando aquela desorganização toda em plena Olimpíadas. Chegamos atrasados como muitos outros maratonistas. Aí sim que minha estratégia de iniciar a prova mais forte, com um split positivo, ganhou respaldo.

Assim como nas maratonas de São Paulo e Assunção, sai num ritmo insustentável para conclusão. Mas estratégico, uma vez que acredito que correr uma maratona é muito mais suportar o sofrimento inerente a sua conclusão, do que propriamente correr. Então, se o sofrimento é implícito, pelo menos sofro com folga (em minutos) por ter feito uma boa 1ª. parte da maratona. E vai que... num milagre eu consiga manter até o final a maioria das passadas dignas para um bom tempo!? Você tem que estar preparado para fazer a sua parte.

Fiz o 1km em 05:05, os 10k passei pra 53 minutos e alguma coisa e... infelizmente o restante das parciais eu nunca saberei. Ao chegar, parei o cronômetro e em vez de apertar rapidamente mais uma vez para gravar, mantive pressionado o botão, assim gravou e em seguida apagou tudo! Aliás, fisicamente considero até que corri bem diante dos poucos treinos realizados para tal peleja. Não tive dores fortes, nem caimbrãs (graças a pastilha de sais que o Namiuti me presenteou no nosso último longão). Mas na parte psicológica, tenho ainda muito que melhorar. Fico muito emocionado durante os km's finais de uma maratona, e particularmente nesta fiz várias confusões pelo percurso: administração do carbogel; ipod não funcionava (achei que tinha molhado e danificado); ao passar pela Leiliane no km 37 (foto) não sabia se parava, conversava, chorava... na região do Botafogo ao tentar projetar um tempo final de prova, não consegui realizar cálculos simples e ao final ao gravar o tempo e ter apagado todo o histórico das parciais. No caminho de volta pro hotel comentei com o FMatheus: "Sei que não tenho psicológico para correr uma maratona, mas eu pretendo aprender e melhorar a cada uma que eu enfrentar."

Acho que sol forte foi um fator muito negativo para a minha concentração, ainda mais quando lembrei durante a prova que não tinha feito nenhum recente longão em tais condições. Aí que azedou de vez o pé-do-frango. Ainda bem que eu tinha passado em sub-2h a meia-maratona, assim o tempo final foi até que satisfatório. Fiquei entre o tempo de estréia e o de recorde na distância. De tudo isso que passei, ficou uma coisa recorrente na minha mente: OS METROS FINAIS SÃO FANTÁSTICOS. Tenho a maior satisfação de  lembrar que faltando uns 800m sprintei forte: passadas amplas, tronco reto e olhar fixo a frente... emocionado, na adrenalina, parecia que toda aquela chegada era só minha. Abri os braços como no logotipo da prova e no tapete da chegada, inexplicavelmente saltei sem entender. A foto sintetiza tudo ! Cidade maravilhosa... maratona idem.


Resultado: 04:27:55 - Pace: 06:21 min/km

Avaliação da Prova: Organização impecável. Hidratação excelente: vários postos com água gelada, dois de Powerade e de carbogel. Percurso maravilhoso costeando a orla carioca, com isolamento e marcação perfeita dos km's. Kit pré e pós prova satisfatório. Participação do público intensa e motivadora. Medalha e camiseta mediana, mas de qualidade. Só pisou na bola o esquema de trânsito pré-prova, mas até as Olimpíadas eles irão aprender rs.

Nota final: 4,75
1 - péssimo, 2 - ruim, 3 -bom, 4 - ótimo, 5 - excelente

18 comentários:

fvilhena disse...

Parabéns Michel! Completar uma Maratona é coisa para poucos!

Abraços.

Fábio Vilhena

Wagner_corredor disse...

Parabéns meu amigo seu o quanto é dificil está prova ate em tão não tive coregem de encarar uma quem sabe futuramente.O importante que vc se superou se mostrando um grande guerreiro.Parabénssss...

Wagner_corredor disse...

Parabéns meu amigo mais uma vez se mostrando superior as distancias e está não é nada facil pois até hojé não tive coragem de encarar uma prova desta.Michel fico feliz pela sua participação e guarra para sempre está se superando.
Grande abraço e que venha mais e mais maratonas.

Gerson Narezzi disse...

Parabéns ! meu camarada, vc é o cara, essa reação final de uma maratona é bem coisa sua mesmo.
Quem sabe em 2013 faço uma dobradinha rs

Gerson Narezzi

Unknown disse...

É, meu amigo Michel. Correr uma maratona é uma experiência fascinante, que aos poucos vamos aprendendo a entender melhor. Mesmo não 100% preparados (e quem está?), fomos lá, fizemos nossa parte e completamos mais uma, vencendo dificuldades e chegando a mais uma conquista importante em nossas trajetórias como corredores. Parabéns pela sua! Comemore bastante, como já fez na linha de chegada, merecidamente. Fico muito contente por você, por que te acompanho de perto, tenho o privilégio de fazer parte da sua preparação, parceiros que somos dos treinos longos por aí. Que venham outras... Pro Atacama eu não vou não (lugar seco e que não é pros oreias secas), mas se você topar, #tamojunto em Curitiba no mês de novembro.

Abraço e até as próximas!

G.M. disse...

Parabéns, Michel.
Você é monstro!
Quisera eu ter 1% da sua tenacidade!
Uma vez mais: congratulações!
Ass.: Guilherme.

Fabio Matheus disse...

Excelente Michel. Você foi muito bem, imagina se tivesse com alguns longões a mais durante o ano!

No mais, agradecer as palavras no meu blog e dizer que foi bom demais este fim de semana no RJ. E a foto sua ficou fera demais, pena que eu sou um pateta fisicamente e nunca fico bem nas fotos.

Abraço
Fabio

Ricardo Hoffmann disse...

Parabéns Michel! A foto da chegada ficou sensacional, vale um poster. Tenho um esquema que faz isso, e é uma recordação para sempre. Meu ap falta parede para tanta recordação. Parabéns por mais essa, e até a próxima!

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
--ooO--(_)--Ooo--
Caro amigo Michel meus parabéns por mais um desafio concluído aqui no Rio de Janeiro, só foi uma pena que não nos vimos de novo...rsss...Mas teremos outras vezes não é mesmo, tirando o trânsito que bom que gostou...Eu te enviei um email falando sobre este problema e com certeza na proxima vez vc conseguirá abaixar mais ainda camarada, agora já da para encarar uma Ultramaratona, digo isto pq vc disse que correru 44 Kms e uma Ultramaratona é a partir de 42Kms.

Bons treinos,

Jorge Ultramaratonista
www.jmaratona.com

Anônimo disse...

Parabéns Michel.
Excelente resultado que foi fruto de um boa preparação.
Agora vamos nos concentrar em Curitiba (quem sabe eu não apareço por lá), Atacama (pensa que eu tô brincando?) e Caracas (essa o Fábio já quase dentro).
Um abraço.
Silvio

Orlando Antunes disse...

Que bacana Michel. Excelente corrida e que chegada hein..? Parabens cara!

BALEIAS disse...

Valeu Michel. O Rio de Janeiro e sua maratona sempre são especiais. Também acho assim. É melhor correr logo porque vai que conseguimos aguentar ou então a quebra não é tão forte assim. Já testei tudo e acho essa a melhor estratégia. Grande abraço. Miguel Delgado.

Willian disse...

Parabéns meu irmão .. por completar uma maratona .. naum é atoa q eu tenho orgulho de ser seu irmão corredor .. quem sabe eu ainda naum corro uma meia com vc .. boa sorte no proximo km's ..

Anônimo disse...

Parabéns Michel, para nós, Maratona não é prova de velocidade mas sim resistência e "cabeça", o tempo é apenas um desejo.

Parabéns você concluiu.

abraço,
Bruno Narezzi

Ronnie Pereira Alves disse...

Super Michel,

Esta foto da sua chegada é sensacional, parabéns. Digna de um verdadeiro vencedor!

Siga sempre firme meu amigo, jamais desiste de nada. Tu és grande guerreiro, iluminado e talentoso. Alcançará seus objetivos com muito sucesso!

Forte abraço, Ronnie.

Anônimo disse...

Mi

Parabéns, por mais um excelente prova, apesar que fiquei muito preocupada quando te vi e cheguei a pensar " porque você insiste em correr uma maratona ". Mas como sempre você diz: "quando eu começar a correr longas distâncias eu vou entender".

Enquanto esse momento na minha vida não chegou, tendo me confortar com suas fotos vibrantes cheia de emoções e histórias de superação.

E sempre que você quiser correr no rio de janeiro pode contar comigo eu adoro essa cidade maravilhosa ....

Beijos

Leiliane

Emidio ferreira Lima disse...

Parabéns michel!!! obrigado por nos dar este exemplo se superação. Vai me valer muito tua experiencia,sera minha primeira maratona e confesso que precisso ouvir pessoas como você , obrigado e ate lá: no dia da maratona

Emidio ferreira Lima disse...

parabens Michel!! seu comentario é muito util pra mim que vou correr minha primeira maratona, Contnue com essa garra. Feliz prova !!a gente se encontra lá